sexta-feira, 26 de março de 2010

Lançamento do documentário as muitas faces de uma cidade


















Lançamento do Documentário As Muitas Faces de Uma Cidade
13 de abril, 19h, UNIOESTE - Campus Foz

Mesa de Debate: (Tensões e Contradições da Cidade)

Mediadora: Silvana Souza (Pedagoga/UNIOESTE)
Debatedores: Danilo Georges (Historiador/Produção documentário)
Eliseu Pirocelli (Movimento Hip-Hop/Produção documentário)
Jackson Lima (Jornalista)
Adriana Facina (Historiadora/UFF-RJ)


O documentário "As muitas faces de uma cidade" propõe exibir numa perspectiva histórica, o cotidiano de pessoas comuns. Busca-se dessa forma revelar dinâmicas tecidas pelas tensões e contradições da cidade de Foz do Iguaçu, a partir da Vivência de personagens reais que moram na periferia, ocupações, ruas ou que desenvolvem algum trabalho artístico, cultural e social na cidade.
Assim acreditamos que esses sujeitos produzem outras relações e significações de pertencimento, que conflitam com a memória hegemônica da cidade, para qual a cidade é sempre lembrada pelas belezas naturais como Cataratas, Parque do Iguaçu, etc.
O filme também representa um marco na luta contra a estigmatização da periferia, como berço da criminalidade e violência, mostrando que nessas áreas se produz muito mais do que isso, apresentado assim uma nova face da favela.
Acreditamos assim estarmos combatendo a lógica da criminalização da pobreza, que é a lógica propagada pela classe dominante que dissemina a idéia de que a criminalidade vem sempre da periferia, da favela, e assim se construiu um perfil de “criminoso” na sociedade e se produziu um medo absurdo em relação a esses lugares.
Pretende-se assim mostrar a cidade a partir de diversos olhares, de diferentes moradores da cidade, combatendo a lógica de história única ou oficial. "As muitas faces" é um desdobramento de dois anos de uma pesquisa conjunta sobre a cidade do historiador Danilo Georges e do militante e membro do movimento hip-hop Eliseu Pirocelli, que mora na periferia da cidade.
O filme será lançado no dia 13 de abril no auditório da UNIOESTE a partir das 19 horas. Posterior à exibição do filme haverá um debate mediado pela pedagoga Silvana Souza , Prof.ª Dr.ª da Universidade.
O debate se constituirá a partir de dilemas e reflexões sobre o viver urbano na cidade e contará com a participação de Danilo Georges e Eliseu Pirocelli produtores do documentário, com a presença do jornalista Jackson Lima, que há anos pesquisa e caminha pelos bairros da cidade realizando matérias sobre os mesmos, e com a historiadora e antropóloga Dr.ª Adriana Facina, docente da UFF (Universidade Federal Fluminense) que coordena diversos projetos nas áreas periféricas do Rio de Janeiro e há anos dedica seus estudos sobre a população periférica, suas formas de sociabilização, direitos humanos, manifestações populares entre outros temas.
A entrada é franca e aberta a todos interessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário