quarta-feira, 24 de março de 2010

DA HOLANDA, PRA FAVELA

MiCamichula é uma ONG Holandesa. Significa ‘minha camisa legal’ na gíria do México. MiCamichula das aulas da estamparia/silkscreen de camisetas para jovens da periferia no Brasil. Atualmente os projetos continuam em Amsterdã na Holanda e nas comunidades Sampaio e Acari no Rio de Janeiro-Brasil.
No Rio de Janeiro a fundação também, tem colaboração com projetos locais,o de construir estúdios de serigrafia.
Com as oficinas criativas MiCamichula quer oferecer aos jovens uma alternativa e estimulá-lhes a desenvolver seus talentos. MiCamichula quer ajudar os jovens a se expressam e ensinar-lhes uma profissão, ajudando a desenvolver trabalho autônomos na sociedade. texto(martje prisman)

Mais informações no website: www.micamichula.org

Eu conehci essa galera da holanda,Na quadra da escola de samba Favo de Acari-RJ. Comunidade essa que frequentava semanalmente.Ficamos parceiros e amigos dessas "gringas" que fazem um trabalho brilhante estimulando uma nova visão das camunidades.
Me lembro uma vez que uma integrante da micamichula me contava sobre o precocneito e o estranhamento das pessoas com ela. por ela ir direto para as favelas no Rj.
Assim muitas vezes quando estava dentro do metrô pessoam preocupadas com a sua "integridade" diziam olha a "zona dul é pro outro lado"- área nobre da cidade. aqui vocês estão indo sentindo zona norte região suburbana.
Quando as mesmas diziam que iriam para Acari uma favela muito conehcida no RJ, as pessoas ficavam chocadas o que vai fazer lá? tu vai morrer. Sem exagero o tom da conversa era nesse sentido.
E quando diziam que tinham diversos amigoas lá, e que andavam tranquilamente pela favela e ainda realizavam trabalhos com as crianças da comunidade. a situação fugia do entendimento da maioria das pessoas que sempre pensam na favela com o sentido de morte, tiros etc.
Assim Martje, Crista, lisa,steef etc. Ensinam para pessoas daqui do Brasil uma importante lição que não existe fronteiras quando o assunto for sociabilização e se objetivo é ajudar e transformar a sociedade sejamos todos irmãos.Brancos, negros, brasileiros ou europeus.
Como cantou bob marley "vamos dar as mãos e cantar juntos somos todos um só coração"

abaixo um video que eu e o mano zeu fizemos de uma oficina em acari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário