segunda-feira, 15 de março de 2010

ADRIANO, A MÍDIA E A FAVELA



O jogador do Flamengo Adriano constantemente é alvo de manchetes e matérias polêmica.
Em sua maioria as matérias envolvem sua vida particular em torno de sua ida e vinda pela favela vila cruzeiro do complexo do alemão-RJ.
Em um teor preconceituoso a grande mídia sempre condena a relação do jogador com a favela.
Sempre insinuando a sua possível relação com o tráfico e o envolvimento com drogas.
Imprescindível nos grandes jornais como sempre se faz alusão das favelas como o “lugar” do tráfico de drogas.
Assim se reforça e justifica a barbárie cometida contra a classe pobre.
Mas Não precisamos ser muito inteligente pra saber que as maiorias das pessoas que residem nessas áreas periféricas são trabalhadoras.
Mas o que devemos nos perguntar é o por que o fato de uma figura carismática como o Adriano quando ele diz adorar a sua comunidade Vila cruzeiro incomoda tanto a rede globo e seus jornais filiados o Dia, o Globo, etc.
A situação é tão esquizofrênica que Adriano tem que justificar o que ele faz no lugar em que nasceu, cresceu e se enraizou criando laços de pertencimento com o seu lugar a sua favela.
Em entrevista a jornalista patrícia poeta no programa Fantástico da rede globo ao ser questionado sobre o que ele buscava na favela ele respondeu: Humildade, sinceridade força. Quando eu acho que tá tudo bem eu piso lá, vejo meu povo com tanto sofrimento e arranjando força,lutando e sorrindo...
Percebe-se nessa hora uma emoção de Adriano.
Não é a primeira vez que uma relação de um astro do futebol e sua relação com a favela gera polemica. No ano de 1994 o craque daquela seleção Romário foi muito contestado pela mídia, por ter ido comemorar o titulo mundial nas proximidades da favela de Acari-RJ.
Em minha opinião é uma atitude louvável uma pessoa reconhecer as suas origens. E de certa forma mostrar de que na favela há vida, amor, amizade,carinho,alegria como em qualquer outra parte da cidade.
E no caso de Adriano ainda mostra a face de um sujeito integro que reconhece seu passado e ainda senti com a dor de seus “irmãos” e sofre com as angústias de sua comunidade.
Não vejo como uma anomalia um sujeito que ficou famoso, milionário gostar da sua comunidade, do seu povo e de se sensibilizar com isso. Acho isso louvável.
Normal seria para jornalistas como Pedro Bial, Arnaldo Jabor, Ali Kamel entre tantos outros. Seguir a lógica individualista predominante na sociedade capitalista.
Para essa mentalidade profana o certo era ele esquecer seu povo, seu lugar e fazer como muitos. Fazer propaganda do PAC e defender a “pacificação” da policia nas favelas cariocas.Depois virar embaixador da “paz” no Haiti ou fazer propaganda pedindo doação ao criança esperança.Isso é o ideal para Rede globo e companhia.
O dinheiro tirou Adriano da miséria, mas ainda não conseguiu o tirar da favela.
Torço para que ele continue sendo lúcido, integro e ajude a elevar a auto-estima dessa comunidade que sofre ataques diários por essa mesma imprensa covarde.
No último domingo dia 14/03/2010. Adriano marcou um gol no maracanã em comemoração exibiu uma camiseta com a frase “deus perdoe essas pessoas ruins”.
Eu acho que eu sei a quem ele se referia.
Adriano só quer ser feliz e andar tranquilamente na favela em que nasceu.

2 comentários:

  1. O que achei mais interessante, ou melhor, revelador da explícita não aceitação da mídia em especial a Globo, da relação de pertencimento do Adriano com a favela onde nasceu, viveu e mora sua família, quando ele foi questionado pela P. Poeta: "o que ele buscava na favela?". Como buscar algo? Se ele se sente pertencente desse lugar e as pessoas que lá vivem! Infelizmente uma postura como do Adriano não é aceitável em nossa sociedade!! Sendo que ele é um jogador talentoso, foi considerado o "imperador" na Europa, jogador da seleção, ganhou dinheiro!!!!
    Então muitos se perguntam "o que ele busca na favela?".
    Para a Globo o Adriano deveria ter feito como o Robinho, levar a família pra Europa, mais seguro para desfrutar do dinheiro que ganhou.... O engraçado é que o Robinho teve voltar ao Brasil para "ser feliz" jogando futebol, diante disso que me pergunto será que apenas o dinheiro é suficiente para a plenitude profissional e pessoal para esses jogadores?
    As evidências estão postas, e cabe a Globo camuflar isso, do jeito que ela sabe fazer muito bem!!!

    ResponderExcluir
  2. Grande Danilo.. Manda isso pra algum jornal.

    ResponderExcluir