sábado, 13 de março de 2010

A dor de um escrivinhador

Escrever é o ato de representar pensamentos por meios de caracteres. Posso dizer que minha escrita é o ato de representar o sofrimento.
Quando escrevo procuro desabafar, denunciar e de clamar por direitos. Principalmente através das crônicas que narram acontecimentos verídicos.
Como sabem a verdade costuma doer. Por isso essa escrita muitas vezes não é bem digerida por quem lê.
No mês de dezembro publiquei uma crônica sobre uma amiga que reside na favela da Maré-RJ.Escrevi suas angústias e desabafos da qual conversávamos muito. Por motivos éticos inventei um nome fictício para ela. Transformando em personagem de “literatura”.
Essa crônica foi publicada no blog do fanzine cartel do rap. Algumas pessoas conhecidas quando leram aquela história identificaram a personagem.
E perguntavam aquela menina não é tal pessoa, eu disse sim.
Obviamente essa pessoa ficou sabendo e pediu para que eu mandasse a crônica para que ela pudesse lê sua própria história.
Na hora senti um pouco de receio. É difícil contar a história da vida de alguém, ainda mais quando é uma história de luta e sofrimento. Senti receio em ter lhe exposto demais.
Mandei por email e esperei a resposta ansioso. Nem fechei a janela do email. Depois de uns 15 minutos ela respondeu:

É bem eu mesmo, crítica e revoltada essa crônica!!! Muito boa!!! Parabéns, vc é um ótimo escritor!!! Rsrsrs
bom, as coisas lá na Maré...vão navegando, como sempre, aquela "guerra"absurda acabou, agora tem as ameaças de invasão, todos os dias ouvimos isso...
e por causa de tantos tiros, tantas mortes que eu vi, de tanta dor que sente e ainda sinto vendo tanto desrespeito ao nosso povo...fiquei bem mal nesse final de ano..fiquei com muitas dúvidas, muitas incertezas, muito revoltada com tanta gente má, coim tanta gente que tem um discursos bomzinho, mas que por trás, é falso, enganoso...fiquei abatida tb com tudo que aconteceu na Maré, perdi muitos amigos, vizinhos etc...
e fique tranquilo, que essas coisas é p gente desabafar mesmo, jogar p fora, p mundo vê tudo aquilo q a gente sofre e sente na pele todos os dias...continue escrevendo, cantando, conversando, pois estas são tb grande maneiras da gente colocar p fora a nossa dor...
Que Deus te abençõe e sempre te dê muita força, continuemos sempre na luta..e conto com vcs para a tão sonhada revolução...a gente cansa, hj me sinto um pouco cansada, mas nunca a minha força, a nossa força será apagada!!!

Viva a Revoluao, viva a luta do povo!!! rs

Ao lê essa mensagem fiquei um tanto aliviado. Fui bem compreendido. E ainda recebi uma mensagem de força, de uma pessoa tão forte. Me senti acalentado por essas palavras e vou continuar escrevinhando sobre a vida.
Escrevendo sobre a dor dos outros vou aprendendo a resistir e a seguir em frente. Com a minha própria dor de ser gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário