quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Considerações sobre a cobertura jornalistica no processo eleitoral

Dizia Gramsci em 1920: “O operário deve negar decididamente qualquer solidariedade com o jornal burguês. Deveria recordar-se sempre, sempre, sempre, que o jornal burguês (qualquer que seja sua cor) é um instrumento de luta movido por idéias e interesses que estão em contraste com os seus. Tudo o que se publica é constantemente influenciado por uma idéia: servir à classe dominante, o que se traduz sem dúvida num fato: combater a classe trabalhadora. E, de fato, da primeira à última linha, o jornal burguês sente e revela esta preocupação.” E Gramsci propunha o boicote aos jornais da burguesia.
Esse pensamento de Gramsci está mais atual do que nunca, essa lógica é palpável quando analisamos a cobertura da mídia corporativista das eleições, com uma fábula de mentiras, gafes e mensagens subliminares, a tal “neutralidade” e “imparcialidade” desapareceu, vou citar aqui alguns descaminhos jornalísticos que ocorreram durante o período eleitoral:
“AS CAPAS PASSIONAIS DA VEJA” (A PUBLICAÇÃO APRESENTOU NO PERÍODO ELEITORAL UMA SEQUÊNCIA PANFLETÁRIA DE CAPAS CONTRA O PT E DILMA ROUSSEFF E CHEGOU A APRESENTAR UMA IDENTIFICAÇÃO FOTOGRÁFICA ENTRE O PRESIDENTE LULA E FIDEL CASTRO. TENTANDO APONTAR QUE O BRASIL CAMINHARIA PARA OS RUMOS CUBANOS.
NA ULTIMA CAPA VENDO QUE TODA BAIXARIA NÃO SURTIA MAIS EFEITO, E TENDO A DERROTA COMO HORIZONTE TROUXE LULA EM UMA VERSÃO PRAIANA COM A FRASE “ELE SAIRÁ DA PRESIDÊNCIA, MAS A PRESIDÊNCIA SAIRÁ DELE?” APRESENTANDO AGORA UMA VERSÃO MAIS LIGHT.

DURANTE ENTREVISTA DE DILMA ROUSSEFF AO JORNAL NACIONAL (GLOBO), WILLIAM BONNER APRESENTADOR DO TELEJORNAL, FALAVA DE MANEIRA TÃO AGRESSIVA QUE NÃO DEIXAVA A CANDIDATA FALAR. ELE IRRITOU A PRÓPRIA MULHER, QUE LHE DEU UM CUTUCÃO EM REDE NACIONAL DE TELEVISÃO.
BONNER PERDEU A LINHA, EU SÓ IMAGINO A RAIVA DO EDITOR CHEFE DO JORNAL NACIONAL ALI KAMEL AGENTE DA DITADURA MILITAR QUE DEVIA INCENTIVAR ATRAVÉS DO PONTO PALAVRAS COMO “ATACA, MORDE”

AS MANCHETES DO JORNAL O GLOBO TAMBÉM MERECEM DESTAQUE: CHEGANDO AO DESRESPEITO DE PUBLICAR UMA FOTO DA CANDIDATA ADVERSÁRIA, DILMA ROUSSEFF, SOB AS LETRAS “FEDE” (CORTE DA PALAVRA “FEDERAL”, QUE APARECIA NUM BANNER AO FUNDO).

DURANTE O DEBATE NA REDE RECORD COM OS CANDIDATOS A PRESIDENTE PLÍNIO ARRUDA SAMPAIO-PSOL DEFERIU UM ATAQUE CONTRA a TELEVISÃO e o monopolio dos meios de comunicação NO MESMO MOMENTO ACONTECERAM “ FALHAS TÉCNICAS” DANDO UM APAGÃO NO PAINEL DO CANDIDATO.

NÃO ESQUECEMOS TAMBÉM DAS DUAS CARAS DA “FOLHA DE S.PAULO” O JORNAL FEZ JURAS DE AMOR A SERRA, MAS, QUANDO O TIME CHEGOU À ZONA DE REBAIXAMENTO, PULOU FORA E QUIS FAZER MÉDIA COM A TORCIDA ADVERSÁRIA, DENUNCIANDO A FALCATRUA DO METRÔ DE SÃO PAULO A CINCO DIAS DA ELEIÇÃO.

VALE RESSALTAR QUE A MÍDIA TEM DONO, O DONO PERTENCE Á UMA CLASSE E COMO CLASSE UTILIZA A IMPRENSA PARA A MANUTENÇÃO DO PODER.
O TRABALHADOR DEVE PONDERAR QUAIS MÍDIAS ESTÃO A SEU FAVOR, E QUAIS ESTÃO CONTRA, SABENDO O QUE DEVE OU NÃO ENTRAR EM SUA CASA.

Um comentário:

  1. Olá Danilo .. estava vendo uns sites e achei um site falando sobre um documentario feito com catadores, que ganhou premios e tudo , so nao ahei o documentario inteiro , mas no site tem trailer ... da uma olhada... eu acho que tu vai gostar --> http://liveunderconstruction.wordpress.com/2010/10/30/waste-land-documentario-sobre-vik-muniz/

    ResponderExcluir