quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CDH-FOZ EM PARCERIA COM A ESCOLA NACIONAL FLORESTÁN FERNANDES REALIZA CURSO DE FORMAÇÃO.por: Tathiana Guimarães e Danilo Georges



No último final de semana dos dias 20 e 21 de novembro, o reativo Centro de Direitos Humanos (CDH) e Memória Popular trouxe a Foz do Iguaçu um integrante da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), para aplicar o curso de formação “Como funciona a sociedade- Parte I”.
O curso foi ministrado pelo historiador Angelo Diogo Manzin. Com base na teoria marxista e metodologia da pedagogia libertária, o educador explicou de maneira expositiva e didática como chegamos ao modelo capitalista de produção e de que forma este é reproduzido nos diversos ramos da sociedade.
Durante a dinâmica do curso diversas teorias foram apresentadas e debatidas, contribuindo para compreensão do modo que como se constitui a vida social. Entre as questões atuais estavam pautadas contradições do sistema capitalista como: Por que a sociedade em que vivemos produz riqueza como nunca, ao mesmo tempo em que aprofunda a miséria de bilhões de seres humanos? Qual a relação do atual sistema com a destruição catastrófica do meio ambiente, e a origem da imensa desigualdade social que corrói a humanidade?
Estes e outros problemas sociais foram repensados pelo grupo participante, que variou entre universitários da Unila, Unioeste e Uniamérica, professores da rede pública e privada, comunicadores e profissionais autônomos, entre eles a costureira Maria Lúcia de 60 anos de idade, que cursou somente a 4ª série primária, mas pode aprender e participar da mesma forma que o estudante de mestrado Fernando Favaretto também aluno do curso e membro do CDH-FOZ.
Na sua prática o curso como Funciona a Sociedade I, busca auxiliar os campos dos conhecimentos humanos, independente do nível de escolaridade ou especificidade, para aprofundar a discussão e fomentar concepções críticas sobre a realidade que nos cerca.
O objetivo da atividade foi atender a necessidade de formação política de cidadãos, militantes, organizações e movimentos sociais que atuam tendo em vista a construção de uma sociedade mais consciente e igualitária.
Como se sabe, para que a transformação da sociedade aconteça é preciso que os sujeitos tornem-se conscientes da sua própria história. Como já disse o escritor uruguaio Eduardo GaleanoA primeira condição para modifica a realidade consiste em conhecê-la”. Por está razão, o CDH esta empenhado em oferecer aos iguaçuenses as próximas etapas do curso, logo no inicio de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário