quinta-feira, 20 de maio de 2010

Qual a cor do seu sangue?, por Danilo Georges

















No século XIX um filosofo alemão começou a refletir sobre a sociedade daquela época. Percebeu que algo estava errado. Pois havia um deslumbramento muito grande com a cor azul. O azul era límpido, pois representava a liberdade. Pois a libertava da opressora cor dourada, que simbolizava o ouro e o poder dos reis.

O azul aparecia como o novo, era tão racional, igualitário e fraterno. A cor azul se espalhou pela Europa, cresceu e começara a se impor. Com o passar do tempo todos também queriam ter o sangue azul. Os que tinham sangue azul eram especiais compravam, vendiam e negociavam. Taxavam os preços, os prazos e os juros.
Mas o teimoso alemão achava que o sangue que devia predominar era o vermelho que era comum a todos.

Pensava uma vez que a maioria sangrava vermelho, o porquê desse sangue não se estabelecer, ser dono das hemácias que produz. O sangue estacava “vermelhadamente” nas fabricas, pubs e em todos os cantos suburbanos da Europa. Essa população sangraria pelos mesmos motivos: fome, miséria e exploração do trabalho.

Enquanto os azuis sangravam nos portos, nas feiras de comercio e no mercado. Sangravam de prazer. Do lucro, do poder de compra e de venda. O problema é que os que sangravam vermelho sonhavam um dia também poder sangrar azul.

Pois os Azuis disseram que era só eles se desenvolverem, progredirem e evoluir que também chegariam um dia a ter a dádiva do sangue azul. Há os azuis pareciam tão bonzinhos,eram tão finos, nobres e educados. Ao que parece eles foram merecedores desse sangue tão especial. É algo tão natural nascer com esse sangue tão raro.

Mas o filosofo pensou, refletiu e concluiu que aquilo não era possível, por que para aquela minoria ter o sangue azul era necessário explorar e retirar cada vez mais os glóbulos do sangue comum dos vermelhos. Assim ele desenvolveu uma complexa teoria que a sociedade vivia em uma luta de sangues, os azuis versus o vermelho.

O alemão teimoso muito fez. Escreveu, falou e debateu. Conseguiu convencer alguns do sangue comum que eles jamais prosperariam, mas esses ainda não foram suficientes para derrotar os azuis. Por que a conjuntura dos vermelhos não conseguem se vê como sangue comum, e os que se vêm como vermelhos não conseguem se comunicar com os demais do mesmo sangue.

E dessa forma seu sangue segue cada vez mais desvalorizado. Enquanto o sangue azul segue dominando e se valorizando ainda mais. Hoje no século XXI está cada vez mais raro e difícil manter o nível de sangue azul na sociedade. Mas ainda não há problema para esses. Pois quando seus glóbulos se enfraquecem e tem uma baixa de hemácias no mercado, eles sacrificam ainda mais o sanguinho comum dos pobres e excluídos vermelhos. Hoje todo homem sangra, mas em cores diferentes. E você em que cor sangra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário