segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Um Encontro com um ídolo por:Danilo georges

Quarta-feira 29 de julho, um dia que ficará em minha memória.
Seria mais um dia normal durante os 10 dias que passei na cidade do Rio de Janeiro, revendo amigos e companheiros de luta, nessa viagem eu tinha um grande objetivo. O de trazer os irmãos da APAFUNK (Associação de profissionais e amigos do funk) para realizar um show em foz e fazer posteriormente uma atividade político-cultural em que se discuta a marginalização do Funk e Hip-Hop, a criminalização da pobreza e refletir em qual será o papel de artistas engajados na luta por direitos, nessa sociedade barbarizada.
Na quarta-feira pela manhã meu celular toca é o mano teko funkeiro e militante que eu tenho muito apreço, ele diz irmão vamos conversar hoje as 17 horas para discutirmos sobre a ida a Foz, estaremos gravando hoje no estúdio do Marcelo Yuka, anota o endereço chega lá as 5, não se atrase.
Por surpresa Yuka reside no mesmo bairro que eu estava dormindo, fiquei na hora um bucado feliz, pois sempre o admirei, a banda o Rappa liderada por muito tempo pelo yuka foi a banda que eu mais Curti em minha adolescência.
A felicidade aumentou quando soube que o estúdio foi liberado para os camaradas da Apafunk gravarem o jingle de um canditado a deputado muito ilustre que é o Marcelo freixo que presidiu a CPI das milícias encaminhando a prisão de 225 pessoas envolvidas nessa máfia, condenando policias, parlamentares e até um ex delegado da policia civil do Rio de Janeiro.
Chegando na casa do Yuka reencontro grandes amigos como o mc pingo que é pra mim o grande mc do rio de janeiro, mc Leonardo, mc liano, Junior e o camarada Edu Alves.
Ficamos por três horas no estúdio do Yuka e logo de cara me deparo com duas bandeiras em seu estúdio uma do MST e outra do flamengo. Após muita conversa enquanto os mc´s gravavam o jingle para campanha do Freixo, subimos até a casa do Yuka para cumprimentá-lo e agradecer pelo espaço cedido.
Estava muito ansioso, pois minha geração carece de músicos politizados, ficamos semi órfãos com a morte do Renato Russo, minha referencia política musical hoje é Marcelo Yuka e estava prestes a conhecê-lo.
Esperamos uns 40 minutos na sala de sua casa para recebe-lo ele tinha saído do banho, e estava sendo trocado e cuidado por sua mãe e mais dois camaradas que o auxiliam, nesse tempo sua mãe caminha até gente ela conhecia o Eduardo e o mc Leonardo e disse a eles “ele não está muito bem teve algumas complicações de saúde, conversem com ele, pois ele está passando por dias difíceis.”
Nesse momento pude entender o que o guerreiro Marcelo yuka passa, sua rotina de tratamento, medicamentos e cuidados, tudo isso causado pelo “atentado” que sofreu, perto ali da sua casa, quando após presenciar um assalto deu ré com o carro e teve o corpo alvejado por balas, ficando paraplégico.
Um dos seus auxiliares o põem em sua cadeira de rodas e ele chega até a gente, cumprimenta um por um, lê a camiseta do mano teko que estava escrito “funk cultura carioca” e diz essa é a camiseta da apafunk e abriu um grande sorriso.
Leonardo então se aproxima e diz Yuka aponta para o mc pingo esse moleque é seu fã , tava louco para conhece-lo, ele puxa papo com o pingo.
Conversa vai conversa vêm, o pessoal ia se preparando para ir embora, entrego o cd do mano zeu pra ele, começamos a conversar, disse que era de foz do Iguaçu ele pergutna como é o movmento hip-hop lá o papo flui, mas nisso chega o taxi e os mc´s junto com o Edu vão embora, ia me despedindo quando o mc Leonardo falou não quer ficar ai mano, eu meio sem jeito falo acho que vou indo ai Yuka diz fica ai cara, vamos discuti esse cd que você trouxe.
Fiquei lá junto com o mc Leonardo conversando por horas com yuka, ele me questiona se têm funk em foz eu digo que o pessoal ainda têm um pouco de preconceito só assimilam o funk a pornografia difundida na grande mídia, ele diz é só levar esse cara pra lá apontando pro Leonardo ele mudará com certeza essa imagem.
Então Leonardo coloca no som da sala, sua nova produção a música “Tá tudo errado” que será tema do filme tropa de elite 2, enquanto escutávamos ele olha atentamente para o cd do mano zeu lê a capa abri um sorriso e diz rindo “conto de fardas ehe” nome de uma das músicas do zeu, falei sobre as músicas e disse que a faixa “fala favela” foi feita no festival fala do curso de extensão de agentes culturais coordenado pela Adriana facina, falemos a partir daí de universidade, cultura, upp´s, violência, funk, falemos da vida difícil do mano pingo em acari do força do rap, ai yuka falou “ o empresário do artista será sempre mais rico do que ele esse é o modelo, quem vocês acham que têm mais dinheiro o Roberto Carlos ou o empresário dele? É por isso que temos que lutar” Voltei a falar da produção do mano zeu feita de forma independente ele se animou mais pontuou “temos que tomar as gravadoras se libertar”
Eu e o mc Leonardo, ficamos até meia noite em sua casa, nesse horário ele iria trabalhar desceria até o estúdio para trabalhar em uma nova produção musical.
Me despedi de Yuka com uma paz de espírito muito grande, seu jeito critico e sensível me comoveu, abracei ele fortemente, foi quando me disse “ai pega meu número com o mc vou ouvir esse cd que você trouxe ai conversaremos e fica ai no RJ poh com esse galera maneira ai” sorri e disse que hoje minha vida tava em foz, mas um dia eu volto quem sabe, parodiando sua música ele sorriu novamente.
Yuka chamou um taxi para nós, no caminho agradeci Leonardo pela oportunidade que ele me deu de conhecer Yuka ele respondeu “que isso mano tamo junto” eu desci do taxi na avenida maracanã e caminhei para casa, Leonardo seguiu no taxi rumo a Taquara.
Impressionante como a vida das pessoas se entrelaçam, fiquei aliviado pois idolatrei e admirei o cara certo, humano, militante e defensor do MST, do Funk , da liberdade artística e da periferia.Mesmo em cadeira de rodas não parou de lutar, sua ideias e pensamentos caminham livremente. Salve yuka, salve a vida e todos militantes do Brasil fogo no pavio!

2 comentários:

  1. mano danilo representando o melhor do hiphop de foz aqui no rio! salve zeu, pq o CD ficou muito bom, tem ate aquela graça com o samba, que ficou maneirissima!
    e concordo plenamente com o que vc disse sobre o yuca, nossa geração tem gente boa que fala o que pensa!
    eh isso, um abraço forte!!

    ResponderExcluir
  2. jah é diogão força ai na luta do rio!!

    ResponderExcluir