domingo, 13 de junho de 2010

O dunga, a copa, e o espírito patriota.

Em época de copa do mundo se aflora o espírito “patriota”. Segundo o dicionário Aurélio ser patriota é ter amor à pátria e a desejar servir.
Bom, eu gosto de futebol, assisto, torço e às vezes até sofro.
Gostar de futebol para mim é como gostar de política, música, e literatura é ter preferências que acumulam um significado politico, cultural, sentimental e por vez econômico.
Assim eu tenho o direito de escolher para quem torcer.
Nessa copa não ando nem um pouco entusiasmado com a seleção Brasileira, para mim torcer hoje para o Brasil é apoiar a linha conservadora do técnico dunga e legitimar a máfia da CBF controlada pelo Ricardo Teixeira.
Além do que, sinto falta de jogadores polêmicos e rebeldes nessa seleção. Não gosto do mauricinho Kaká, muito menos do temperamental Felipe Mello, essa seleção é muito sem graça, e ainda vejo um sentimentalismo patriótico patético nessa sociedade.
O perfil de Quem se orgulha em ser patriota em época de copa do mundo, é o perfil de “censo comum” daqueles que acham que o Brasil é democrático em época de eleição.
2010 parece ser o ano perfeito para esses animados Brasileiros, o mito do “ano redondo” traz mais uma vez a falacia de que esse ano as coisas vão se acertar nesse país.
O povo vai torcer fielmente para sua amada seleção e não vai mais sofrer depois de escolher democraticamente o melhor candidato, assim a sociedade vai prosperar.
Ao contrário dos patriotas dos meses de junho-julho não terei esse espírito nesse mês nem no resto do ano, não gosto da lógica ordem e progresso.
Ordem para o povo/progresso para o rico. Sou internacionalista assim tenho a liberdade e convicção de fazer minhas escolhas, políticas, culturais e futebolísticas.
Gosto da Argentina de Maradona e da sua condição libertária, admiro seu posicionamento político, e o estilo Guevarista.
Adoro suas entrevistas sempre polemica em uma delas ele alfinetou o Pelé que é um bossal “têm um moreno que jogou com a dez do Brasil e é ídolo naquele país e ele disse que a África não tem condições de sediar uma copa, e insinuou após o atentado a Togo que deveriam ser repensadas eventos mundiais em lugares como a áfrica”
O Pelé realmente é um filosofo de boca fechada, não tem nada pior do que temos nesse país sujeitos negros, de origem simples e que são “heróis” reacionários da nação. Pelé sim é um anti-brasileiro sua postura sempre foi a de defender os poderosos e negar seu povo, sua origem e sua cor.
Os patriotas de plantão em sua maioria o adoram por que ele ganhou dois mundiais, e isso lhe concede o direito em falar tanta asneira, o povo não cobra sua atitude e a mídia em geral não critica seu perfil careta e egocêntrico , muitos acham que esportistas não devem se posicionar politicamente e criticamente.
Nessa lógica “patriotista” deveríamos cobrar que atletas e esportistas não defendessem só a nação com seu talento, mas que defendam sua nação contra a desigualdade, diferença e que sejam elos na corrente para construção de um país mais justo e real-democrático; quanto aos conservadores e reacionários “filhos da pátria” dunga, Pelé e Ricardo Teixeira deveriam servir o povo pois essa seria a melhor maneira de ser patriota e servir sua nação.

2 comentários:

  1. Danilão!!!
    Show de bola seu comentário!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. A última copa do mundo que assisti foi a de 1994!!!!

    auahuahauahauahauaha!!!

    "Dizem que eu sou louco"!!!!!!!

    (Lizal)

    ResponderExcluir