sexta-feira, 11 de junho de 2010

Moradores da periferia de Foz (PR) mostram as diversas faces de sua cidade por: Jessica Santos*

Já sabemos que os meios de comunicação comerciais, ao falar sobre periferia ou qualquer movimento social, só tratam de temas como violência e tráfico de drogas, criminalizando assim seus moradores e justificando as barbaridades cometidas contra eles. Indo totalmente na contramão dessa prática, o documentário As Muitas Faces de Uma Cidade, produzido por Danilo Georges e Eliseu Pirocelli, retrata as muitas verdades de Foz do Iguaçu (PR) dando espaço à população que mora nas comunidades carentes das cidades.

As imagens das cataratas que abrem o filme são logo substituídas por cenas de contraste, que mostram a miséria e o descaso do poder público com em relação a esses locais. Essa situação é relatada com depoimentos de moradores e imagens que denunciam a falta de investimento público em direitos básicos como saúde, educação, cultura e infra-estrutura.

Além das entrevistas, a voz do povo pode ser ouvida com o hip hop presente em todo o filme, música de protesto que exige justiça social e denuncia as mazelas de uma cidade que exclui e silencia a classe trabalhadora. Ao final, a enchente na periferia nos lembra as tragédias recentes no Rio, fruto da omissão do poder público, mostrando que os problemas relatados no filme são comuns a muitas cidades pelo Brasil afora.


*Jessica Santos é estudante de jornalismo da UFF e milita pela democratização da informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário