quinta-feira, 8 de julho de 2010

FINAL DA COPA DO MUNDO AdidasXNike

A copa do mundo na África do sul, vai chegando ao fim, o grande jogo da final será no próximo domingo dia 11. Teremos um duelo de duas grandes marcas.
A Adidas da Espanha versus a Nike da Holanda, lembrando que desde 1994 as grandes marcas vão se alternando nos mundiais.
A Umbro venceu em 1994 com o Brasil, Adidas venceu em 1998 com a França, Nike venceu em 2002 com o Brasil e Puma venceu em 2006 Itália.
No dia 16/06/2010 o jornalista Marcelo Salles em matéria no blog fazendo média, trouxe os dados acima, e da relação patrocínio-campeão, segundo seu diagnóstico nessa copa o campeão deveria ser patrocinado pela Adidas pela rotatividade das marcas, na ocasião ele apostou nas seleções (Alemanha e Argentina que tinham começado a copa bem e eram patrocinadas pela adidas)
Se no dia 11 de julho se a campeã for a Espanha, a lógica da teoria da conspiração se confirma dizendo que era a copa da adidas, pode ser que o jornalista tenha errado o time mas não a marca.
Essas teorias parecem por vezes paranóicas, ilusórias, fantásticas e até mirabolantes demais, mas como escreveu o dramaturgo alemão Bertolt Brecht no poema “nada é impossível de mudar”

“Desconfiai do mais trivial ,
na aparência singelo.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente:
não aceiteis o que é de hábito como coisa natural,
pois em tempo de desordem sangrenta,
de confusão organizada, de arbitrariedade consciente,
de humanidade desumanizada,
nada deve parecer natural”


A copa do mundo é uma grande feira de produtos, os jogadores se tornaram grandes mercadorias,essa relação capital-esporte envolve cifras bilionárias, a copa do mundo não pode ser encarada como um simples “evento”

QUEM VENCERÁ ADIDAS OU NIKE?

Um comentário:

  1. hahahaha... deu a "lógica"!
    Adidas, Claro!
    Será que o tal "Polvo" na verdade não era uma espécie de analista politico-econômico reencarnado? É, polvo... infelizmente, deu a lógica. E reproduzimos mais uma vez a lógica oligopolista do capitalismo! Grande abraço, Danilo!
    Emilio.

    ResponderExcluir